OBRA DE ARTE DA SEMANA: Les Couleurs: Sculptures, de Daniel Buren

A imagem mostrada na capa desse texto e seu título provavelmente não foram suficientes para que o leitor entendesse do que se trata a obra dessa semana. Os menos familiarizados com o trabalho do artista poderiam pensar que falarei hoje de um fotógrafo. Não é bem isso. Inclusive, felicito você, leitor, que se aventurou a clicar nesse post mesmo não sabendo bem do que se tratava, conhecendo talvez somente o nome célebre de Daniel Buren.


Daniel Buren, Les Couleurs: Sculptures, 15 bandeiras de tecido acrílico de 200x300cm,1977.

A obra de hoje é Les Couleurs: Sculptures, criada por Buren após um convite do museu de arte contemporânea Georges Pompidou, na capital francesa. Trata-se de 15 bandeiras listradas de branco e diferentes cores – as listras são a marca registrada do trabalho do artista, contrário às noções pré-estabelecida de pintura, que as escolheu como símbolo visual –, confeccionadas usando bandas de tecido acrílico costuradas, que foram expostas em 1977 não dentro do museu, mas em estandartes sobre prédios pela cidade de Paris, por exemplo, sobre o Louvre ou o Pallais Chaillot, podendo os visitantes do Pompidou observá-las do terraço do prédio, a olho nu ou com a ajuda de binóculos. Os passantes e habitantes da cidade só compreenderiam o intuito daquelas bandeiras sem qualidades estéticas particulares, ausentes de símbolos reconhecíveis, se soubessem da exposição ou reconhecessem as listras de Buren, ou seja, somente a partir do mundo da arte pode-se entender e identificar a intervenção como arte.

Ao mesmo tempo, ele também expôs dentro do museu cinco tecidos listrados sobre os quais haviam quadros do museu, sendo uma etiqueta o único indício de que haveriam sob as telas as obras de Buren, de título Les Formes: Peintures.

É interessante notar que as obras site specific, criadas especialmente para um local, modificando-o e colocando em evidência o contexto da exposição, e as intervenções urbanas e em locais públicos são características do artista.

A ideia é suscitar a reflexão sobre a relação entre a obra e o espectador e a obra e seu contexto, questionando a estrutura dos museus que encerram dentro de suas paredes imaculadamente brancas obras frequentemente subversivas, indo contra padrões sociais e até mesmo artísticos, ou que foram criadas para serem apresentadas em outros contextos. Ora, estar dentro de um museu de arte, uma instituição que dá as lettres de noblesse – títulos de nobreza – e valorização no mercado a artistas e obras vai de encontro a essa rebeldia e senso de experimentação, suscitando assim em certos artistas, segundo apontou sabiamente Denys Riout, tanto repulsão, quanto fascinação. O museu, nesse contexto acaba se tornando, como disse o artista Robert Smithson, uma prisão cultural, ou ainda, segundo o curador Pierre Gaudibert, essa assimilação arrancaria as garras e os dentes de obras criadas com a intenção de agressividade e subversão.

Bibliografia:

Denys RIOUT, Qu’est-ce que l’art moderne ?, Paris, Gallimard, 2000.

Daniel Buren, [Online]. Consultado em 31/07/2018.
https://danielburen.com/map?type=exhibits_current

 “Daniel Buren” in Institut d’Art Contemporain Villeurbanne/Rhône-Alpes, [Online]. Consultado em 31/07/2018.
http://i-ac.eu/fr/artistes/75_daniel-buren

“Les Couleurs: Sculptures” in Centre Pompidou, [Online]. Consultado em 31/07/2018.
https://www.centrepompidou.fr/cpv/resource/cynjXpk/rAnGe7j

“Les Couleurs: Sculptures” in Daniel Buren, [Online]. Consultado em 31/07/2018.
https://danielburen.com/images/exhibit/284?

“Les Formes: Peintures” in Centre Pompidou, [Online]. Consultado em 31/07/2018.
https://www.centrepompidou.fr/cpv/resource/cxbEgK/rbK4jy

Fontes das imagens:

http://thesingleroad.blogspot.com/2011/09/different-duration.html

https://www.centrepompidou.fr/cpv/resource/cynjXpk/rAnGe7j

https://danielburen.com/images/exhibit/284?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s