OBRA DE ARTE DA SEMANA: Sisto IV nomeia Bartolomeo Platina Prefeito da Biblioteca Vaticana, de Melozzo da Forlì


Melozzo da Forlì, Sisto IV nomeia Bartolomeo Platina Prefeito da Biblioteca Vaticana, afresco destacado e transposto sobre tela, 370 x 315 cm, cerca de 1477.

A pintura que estudamos hoje é um dos trabalhos mais famosos de Melozzo da Forlì e um dos poucos do artista da primeira Renascença italiana que sobreviveram até os nossos dias. O afresco, destacado do muro no qual foi pintado na primeira sala da Biblioteca Vaticana e transposto sobre tela, mostra o papa Sisto IV, sentado, nomeando o humanista Bartolomeo Sacchi, dito Platina, que está ajoelhado, encarregado da biblioteca fundada por seu predecessor, Nicolas V. Platina, autor de Vida dos pontífices, aponta com o dedo da mão direita uma inscrição de sua autoria que exalta os feitos do pontífice quanto ao seu papel de incentivador dos estudos. Sisto IV, ao fazer melhorias na biblioteca e manter ao seu redor artistas e humanistas, tinha a intenção de fazer com que sua corte em Roma figurasse entre as mais eruditas da Itália. Ele também foi o responsável por diversas encomendas artísticas, renovações de igrejas e reformas pela cidade.

Outros quatro homens que aparecem na composição são alguns dos seus muitos sobrinhos – Sisto IV foi um dos primeiros papas a distribuir tantos favores e honrarias seus familiares. Os mais próximos do pontífice, à sua direita, são o protonotário apostólico Raffaelo Riario, vestindo azul, e o cardeal Giuliano della Rovere, de vermelho, que também se tornaria papa sob o nome de Júlio II, sendo um dos grandes responsáveis pela transformação do Vaticano na Renascença, com a reforma da Basílica e da Praça de São Pedro e os afrescos de Michelangelo na Capela Sistina – nomeada justamente em honra a Sisto IV, que a construiu. Os outros dois são Giovanni della Rovere e Girolamo Riario – este último tendo sido o incitador de muitas das frequentes turbulências políticas e militares que ocorreram durante o papado de seu tio.  

A cena se passaria na própria biblioteca, decorada com mármores custosos e detalhes esculpidos. O ambiente luxuoso, acompanhado pela suntuosidade das vestimentas dos retratados, além do uso da perspectiva geométrica, recurso desenvolvido na Renascença, confere grandiosidade e solenidade à composição.

Entretanto, o que parece ser uma pintura sobre a nomeação de Platina, é muito mais do que isso. A obra mostra o papel do pontífice na transformação da vida cultural da cidade, como seu patrono, e, ainda mais, é um retrato de família, com seus sobrinhos favoritos ao seu redor, o futuro da dinastia della Rovere – curiosamente, o ponto de fuga da composição se situa quase sobre a cabeça de Giuliano, o descendente do papa que se tornaria o mais importante. Até mesmo os motivos que decoram a coluna de fundo azul que os enquadra são folhas de carvalho – a palavra “rovere”, em italiano, significa carvalho – e bolotas, frutos dessa árvore, que ornam as armas da família.

Ainda é interessante notar que as representações dos personagens são individualizadas, ou seja, trata-se de verdadeiros retratos, fiéis as suas fisionomias e características, outra prática difundida durante o Renascimento – que marca o triunfo do antropocentrismo -, e que não acontecia na maior parte da vezes na Idade Média, quando a imitação da realidade não era tão importante.

 

Bibliografia/Links:

Enrico Bruschini, Les chefs-d’oeuvres du Vatican, Florença, Scala/Edizioni Musei Vaticani, 2004, p. 14-15.

Roderick Conway Morris, “When Sixtus IV Needed a Painter” in The New York Times, [Online]. Consultado em 30/08/2020.
https://www.nytimes.com/2011/05/11/arts/11iht-conway11.html

Claudio Rendina, I papi: Storia e segreti, Roma, Newton Compton Editori, 2015, 482-486, 497-501.

Luigi Serra, Storia dell’arte italiana, Milão, Casa Editrice Dottor Francesco Vallardi, 1913, p. 332-336.

“Melozzo da Forlì, Sisto IV nomina Bartolomeo Platina Prefetto della Biblioteca Vaticana” in Musei Vaticani, [Online]. Consultado em 30/08/2020.
http://www.museivaticani.va/content/museivaticani/it/collezioni/musei/la-pinacoteca/sala-iv—secolo-xv-xvi/melozzo-da-forli–sisto-iv-nomina-bartolomeo-platina-prefetto-de.html

“Melozzo da Forlì” in Enciclopaedia Britannica, [Online]. Consultado em 30/08/2020.
https://www.britannica.com/biography/Melozzo-da-Forli#ref203421

 

Fonte das imagens:

en.wikipedia.org/wiki/Sixtus_IV_Appointing_Platina_as_Prefect_of_the_Vatican_Library#/media/File:Melozzo_da_Forl%C3%AC_001.jpg

 

Comprando qualquer produto na Amazon através desse link, você ajuda a manter o Artrianon e não paga nada a mais por isso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s