
Jacek Yerka é um polonês nascido em 1952. Yerka sempre viveu em meios artísticos, filho de dois estudiosos na área de arte, foi incentivado e infiltrado de maneira quase imperceptível no mundo das artes. Assim como qualquer outra criança, curiosa e disposta a conhecer coisas novas, ele gostava de pinturas e esculturas e começou a demostrar a partir daí sua criatividade sempre muito singular.
Embora desde cedo tenha sido fomentado o instinto artístico de Jacek, ele não tinha planos de se tornar artista, como seus pais, apesar do apreço pela área, pensava em estudar medicina ou astronomia. O seu caminho foi desviado quando, um ano antes de seu exame final, decidiu tentar trabalhar com tinta. Foi o estopim de uma carreira prestes a surgir, e, desde então, começou a estudar arte e design gráfico e nunca mais parou de pintar. Seus instrutores, durante a faculdade, o induziram a adotar o método mais moderno, não muito detalhado, mas ele preferiu as técnicas meticulosas e se inspirou na pintura Flamenga:

Suas obras refletem sonhos, memórias, fragrâncias e devaneios de sua infância. O caráter naturalístico é fruto dos lugares que ele viveu, do lugar que vive hoje e da casa de sua avó, onde passou boa parte do tempo enquanto criança. Yerka também pinta animais enigmáticos e paisagens extraordinárias, somados à arquitetura fascinante e às técnicas de 1950, que o encantam e também influenciam seu trabalho até hoje.


Ainda que suas obras possuam características flamengas, Yerka, sobretudo, é considerado um pintor surrealista.

Fonte:
Comentário baseado em aulas do curso de Artes Visuais do Centro Universitário de Maringá (Unicesumar), 2014.
Comprando qualquer produto na Amazon através desse link, você ajuda a manter o Artrianon e não paga nada a mais por isso.