“A hora do chá” de Vermelho Steam e Ju Violeta

A exposição “A hora do chá” já acabou, mas as peças apresentadas na Galeria Luis Maluf (SP) por Vermelho Steam e JúuVioleta certamente ficarão na memória.

Os artistas, oriundos do mundo da street art, trabalharam com uma temática onírica inspirada no surrealismo de Alice no País das Maravilhas, com elementos que remetem ao chá do Chapeleiro, claramente maluco. Além da presença do Chapeleiro e da Alice, outros personagens  – representados de maneira nada clichê – estão escondidos nas obras, tais como o enigmático e divertido Gato de Cheshire e o Coelho Branco apressado.

Diabinhos, anjinhas, menininhas talvez não tão inocentes, xícaras de chá, antigos relógios e até um violino compõe a mostra. São pinturas e esculturas, peças que se equilibram entre o bizarro e o belo.

Os artistas decoraram a galeria toda, suas paredes cobertas com papel de parede e tinta de um tom cinza amarronzado – algo como fuligem. Assim a experiência do espectador se torna completa graças à perfeita ambientação que tem um quê de casa antiga. A decoração combina perfeitamente as antiguidades transformadas em objetos-obras de arte. Particularmente gostei muito dos despertadores, do violino e da mesinha com uma xícara de chá – o “líquido” verde que é na verdade resina.

Interessante também são as folhas frequentemente presentes no trabalho de Ju Violeta, já que a artista é vegana.

O misterioso e o imaginário são representados com maestria, nos transportando a um mundo de sonho que, por via de regra, não é perfeito como quando se usa muitas vezes a palavra “sonho”, mas sim cheio de estranhezas e às vezes algumas belezas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s