Onde e como você lê?

Costuma se dizer que cada vez mais se lê menos. Com a quantidade de distrações, úteis ou não, que a contemporaneidade nos oferece, fica difícil separar um tempo para a leitura. Se por um lado podemos concordar com as dificuldades de concentração decorrentes das inúmeras distrações que estão sempre ao nosso alcance, de igual modo não podemos quando a desculpa da falta de tempo é utilizada. Já falamos sobre isso aqui. Tempo todos temos. Basta querermos verdadeiramente que sempre será possível destinar um tempo para o prazer da leitura.

O pequeno diálogo que hoje aqui busco estabelecer se direciona ao leitor e leitora que mantêm o hábito da leitura. Como você lê? Onde você lê?

Vivemos num mundo em que o cotidiano nos torna sempre atarefados. Cada qual a seu modo, possuímos diversas atividades que precisam ser cumpridas diariamente. Em casa, no trabalho, na escola, na faculdade, no curso, enfim, onde quer que seja, sempre há afazeres que preenchem o nosso tempo.

Contudo, como tempo não é desculpa, conseguimos sempre dedicar uma parte do nosso dia para a leitura. Seja a forma que for, nós, leitores, apreciamos aquele momento único e mágico da leitura. Aquele momento só nosso, quando podemos entrar num outro mundo. Aquele pequeno ou grande pedaço do dia em que fazemos jus ao adjetivo que nos rotula de uma boa maneira. Aquele período aprazível da leitura.

Como você faz para ler? Pergunto num sentido de ‘onde’ e ‘como’ você lê. A rotina de cada um de nós é diferente – seja no nível que for. Há aqueles que têm a oportunidade de se dedicar exclusivamente aos estudos, por exemplo, o que enseja em mais tempo para se dedicar à leitura, tornando-a mais rentável (se houver a dedicação de fato). Há aqueles que possuem uma agenda diária abarrotada, mas ainda assim conseguem ler por alguns minutos antes de dormir. Há vários aqueles, e cada um daqueles, onde nós também estamos inseridos, procede da melhor maneira que pode para cumprir com a reserva do tempo destinado à leitura.

Você lê diariamente? Tantas vezes por semana? Lê quando consegue ou possui algum tipo de meta diária de tantas páginas ou minutos/horas lidas? Consegue ler em qualquer lugar ou precisa de um espaço reservado para tanto? Lê tranquilamente mesmo com barulho (televisão ligada, gente conversando em volta, música tocando…) ou necessita de absoluto silêncio para absorver o que está sendo lido? Possui diferentes tipos de leitura? Lê livros técnicos ou de estudo da mesma forma ou com o mesmo empenho que aqueles livros que lê por prazer? Possui algum tipo de método em suas leituras para as torna mais rentáveis? Costuma resenhar ou dialogar sobre aquilo que lê?

Ler – cada um possui o seu próprio jeito. A atenção durante a leitura é algo necessário, claro. Mas vale lembrar que alguns conseguem manter essa atenção mesmo em situações em que outros não conseguiriam passar da primeira linha de um parágrafo. Não acredito em fórmulas prontas que prometem avanços aos leitores justamente diante dessa individualidade que está presente em cada um de nós (e o que seria um “avanço” quando se está a falar de leitura?). Claro que algumas questões básicas determinam o que torna uma leitura mais atenta ou desatenta. Mas são tão básicas quanto óbvias, creio. A extração da mensagem contida num livro será proveitosa ou não dependendo da postura do leitor ou leitora durante o ato da leitura, residindo aí muitas vezes a possibilidade de uma compreensão mais concreta sobre aquilo que “o livro” quis dizer. Entretanto, há posturas e posturas, algumas que podem (e devem) servir como um tipo de padrão a ser seguido, enquanto outras funcionam apenas com esse leitor ou aquela leitora.

Diante disso, pergunto: onde e como você lê?


Fonte da imagem:

https://catracalivre.com.br/wp-content/uploads/2013/04/leituras_publicas_-_reproducao.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s