OBRA DE ARTE DA SEMANA: ‘Transição de Fase’ de Lourival Cuquinha

As obras de Lourival Cuquinha da série Transição de Fase são frequentemente compostas, ao menos parcialmente, por dinheiro – de verdade. Podem ser reais, libras, dólares, pesos, francos suíços… Além de trabalhar a questão do fluxo de capitais e do valor das coisas, e, talvez, o valor dado aos seres humanos e suas ações, o artista também reflete sobre as fronteiras, cada vez menos reais, e o fluxo de pessoas pelo mundo. É importante notar que o fluxo migratório atual é tão intenso que é somente comparável àquele visto no início do século XX, segundo a ONU, tratando-se, portanto, de uma discussão extremamente atual.

Assim, o artista abordou imigrantes trabalhando como vendedores ambulantes em alguns países, comprou toda a sua mercadoria e os fotografou. Em Paris, em 2013, um homem da Costa do Marfim vendia miniaturas da Torre Eiffel aos turistas e sua imagem, posteriormente, foi impressa em uma bandeira feita de notas de 1 dólar costuradas. A obra, então, é composta da imagem do imigrante, do que ele vendia e do valor pago pela mercadoria, no caso, em dólares.

Já em outras obras feitas com uma série de imigrantes no Brasil, em São Paulo e Recife, o artista uniu uma equipe poliglota para realizar uma ação parecida. A ideia é a mesma, entretanto, as fotografias, dessa vez não são de corpo inteiro, mas centradas em seus rostos, e foram impressas em chapas de cobre que representam o valor real dos objetos vendidos. Por fim, moedas aglutinadas servem de suporte às mercadorias.

Ainda é interessante notar que o artista já foi, ele mesmo, imigrante em Londres, onde, inclusive, começou a trabalhar com dinheiro como suporte. Na época, criou uma bandeira da Inglaterra com libras, inspirado – e espantado – por uma notícia que dizia que grande parte dos britânicos não notariam se 1000 libras simplesmente desaparecessem de sua conta bancária. Ou seja, o dinheiro é visto e tratado de maneira diferente nas diversas partes do mundo, tanto pela própria cultura do local, quando pela riqueza de seus habitantes.

Bibliografia / Links:

Bruno ALBERTIM, “Migrantes motivam exposição de Lourival Cuquinha no MAM-SP” in JC Online, [Online]. Consultado em 08/04/2019.
https://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cultura/artes-plasticas/noticia/2016/06/26/migrantes-motivam-exposicao-de-lourival-cuquinha-no-mam-sp-241465.php

“Mariana BABA LACERDA, “Lourival Cuquinha – Transição de Fase – depois da FUNARTE BH, agora no MARCO em Campo Grande, MS” in Baró Galeria, [Online]. Consultado em 08/04/2019.
http://barogaleria.com/news/lourival-cuquinha-transicao-de-fase-depois-da-funarte-bh-agora-no-marco-em-campo-grande-ms/

 “Exposição ‘Transição de fase’, de Lourival Cuquinha, é atração na Funarte MG” in Canal Funarte, YouTube, [Online]. Consultado em 08/04/2019.
https://www.youtube.com/watch?v=ruEpNfLDw0Y

“Lourival Cuquinha” in Amparo 60, [Online]. Consultado em 08/04/2019.
http://amparo60.com.br/lourival-cuquinha/

“Lourival Cuquinha” in Baró Galeria, [Online]. Consultado em 08/04/2019.
http://barogaleria.com/artist/lourival-cuquinha/

 “Lourival Cuquinha” in Prêmio Pipa, [Online]. Consultado em 08/04/2019.
http://www.premiopipa.com/pag/artistas/lourival-cuquinha/

Fonte das imagens:

Fotografia da autora;

https://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cultura/artes-plasticas/noticia/2016/06/26/migrantes-motivam-exposicao-de-lourival-cuquinha-no-mam-sp-241465.php

http://www.premiopipa.com/pag/artistas/lourival-cuquinha/

http://2017.travessias.org.br/exposicao/ 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s