OBRA DE ARTE DA SEMANA: ‘Rondó de flor’, de Nobuyoshi Araki


Nobuyoshi Araki, Rondó de flor, cópia em RP Pro Cristal, 50 x 60 cm, 1997-2017.

A obra Rondó de flor pode parecer apenas uma tradicional natureza morta bem fotografada à primeira vista. Entretanto, se levado em conta o restante da produção do artista, famoso por suas imagens eróticas, percebe-se que a obra significa muito mais.

As fotografias de flores publicadas no livro Flowers in Paradise, Flores no Paraíso, em português, – um dos mais de 450 livros publicados por Araki – colocam em cena plantas do jardim do artista, seu paraíso particular, sempre em fundo preto, criando assim um contraste entre luz e sombra, e evidenciando as cores das plantas e os répteis reais ou de plástico que frequentemente as acompanham. Além disso, a palavra “paraíso”, no título do livro nos remete ao paraíso bíblico, onde a natureza era exuberante e no qual Adão e Eva deixaram de ser inocentes, iniciando sua sexualidade.

Para o artista, as flores e suas camadas de pétalas possuem uma forma próxima ao sexo feminino, e, nessa imagem, a lagartixa por sua forma alongada lembra o órgão genital masculino. O rosa delicado das pétalas e sua textura lisa, quase artificial, contrasta com a cor escura do réptil e sua aparência áspera, réptil este que, inclusive, está morto. À luz dessa última informação, podemos notar que há também nessa imagem uma oposição entre vida e morte, vida, entretanto, que é extremamente efêmera, como nos indica a fragilidade da flor.

Bibliografia/Links:

Ian Haydn Smith, Breve história da fotografia, São Paulo, Editora Gustavo Gili, 2018. Trad. Edson Furmankiewicz. P. 142-143.
Compre esse livro aqui (comprando qualquer produto através desse link, você ajuda a manter o Artrianon e não paga nada a mais por isso!)

“Nobuyoshi Araki, Flower Rondeau” in Artuner, [Online]. Consultado em 16/07/2019.
http://www.artuner.com/shop/flower-rondeau-1997-2016-nobuyoshi-araki-2/

“Nobuyoshi Araki, Sex and Sentimentality” in The Fall Magazine, [Online]. Consultado em 16/07/2019.
https://thefallmag.com/noboyushi-araki-sex-sentimentality/

Fontes das imagens:

https://thefallmag.com/noboyushi-araki-sex-sentimentality/

 

Compre os livros de Nobuyoshi Araki aqui (comprando qualquer produto através desse link, você ajuda a manter o Artrianon e não paga nada a mais por isso!)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s