EvaMarie Lindahl e Ditte Ejlerskov, About the Blank Pages (Sobre as Páginas em Branco), instalação, 2014.
“Você consegue nomear uma mulher artista publicada pela Taschen Basic Art?”
A pergunta das artistas nórdicas EvaMarie Lindahl e Ditte Ejlerskov se refere à coleção de livros sobre artistas de uma das editoras mais importantes no mundo, ao menos no quesito arte, a Taschen, mas poderia se referir a muitas outras editoras de grande porte. Por mais que você fizesse um esforço de memória, seria impossível nomear mais de cinco artistas mulheres na enciclopédia, pois esse é o número publicado até o momento da criação da obra que falaremos; excluindo nomes importantíssimos e extremamente conhecidos da arte contemporânea como Marina Abramovic e Yoko Ono, além de muitas outras desse e de outros períodos que são praticamente desconhecidas da maior parte das pessoas, mesmo daqueles que conhecem arte – inclusive eu.
Ao constatar essa imensa desigualdade, causada não pela ausência de artistas mulheres antes do século XX – o que a maioria das pessoas poderia pensar ser a causa –, mas sim pelo obscurantismo que com o passar do tempo tomou conta da figura de mulheres talentosas, algumas até mesmo muito famosas em suas épocas, a dupla decidiu criar o projeto About the Blank Pages (Sobre as Páginas em Branco), ou seja, sobre as páginas que ainda precisam ser escritas sobre o trabalho de artistas do sexo feminino.
Assim, elas criaram uma instalação – que conheci durante a exposição Histórias Feministas, ainda em cartaz no MASP – na qual vemos uma prateleira com vários livros sobre artistas da coleção Basic Art da editora Taschen. Entretanto, alguns desses livros ainda não existem. Exceto os cinco livros sobre artistas mulheres já publicados na enciclopédia, os propostos sobre artistas do sexo feminino possuem somente uma capa no estilo da coleção, com páginas em branco em seu miolo, as páginas ainda a serem preenchidas na história da arte das mulheres.
Ainda, quando da inauguração da primeira exposição da obra no Malmö Konsthall, na Suécia, em 23 de abril de 2014, a dupla enviou um e-mail à responsável pela coleção na Taschen, apontando a falha e sugerindo os nomes de quase 100 artistas de diversas épocas e estilos para completar a enciclopédia de arte.
Assim, vemos como a arte pode, e, muitas vezes, deve, ter um papel ativo na sociedade e na vida cotidiana, contribuindo para a reflexão, a evolução no pensamento das pessoas e a realização de mudanças efetivas na sociedade, nesse caso, o devido reconhecimento ao trabalho das nossas antepassadas artistas.
Segue abaixo, a carta completa das artistas enviada à Taschen – a tradução é minha – e a lista das mulheres artistas sugeridas para a coleção:
DE: Ditte Ejlerskov, EvaMarie Lindahl
PARA: Petra Lamers-Schütze, Taschen
ASSUNTO: About: The Blank Pages
Cara Dr. Petra Lamers-Schütze, ou a quem possa interessar envolvido com a série Basic Art da Taschen,
Em março de 2010 nós tivemos uma conversa ao telefone sobre a seleção desigual da parte da Taschen dos artistas da série Basic Art. Você perguntou se nós seriamos capazes de mencionar qualquer artista mulher que nós pensássemos que estivesse faltando. Nós mencionamos algumas que você não reconheceu como candidatas potenciais para a versão da Taschen da história da arte. Nós pelo presente entregamos nossa inteira compilação de quase 100 artistas mulheres faltantes que consideramos qualificadas para a série Basic Art junto aos 92 homens e 5 mulheres já publicados.
Levou-nos quase quatro anos para completar sua solicitação, pois nós queríamos ter certeza de que os fatos fornecidos são adequados e úteis para você. Nosso propósito é destacar a relevância da igualdade em todos os níveis da história da arte. Nós estamos dispostas a argumentar que “erros ortográficos”, seja em qualquer lugar que eles apareçam, são importantes para prestar atenção e corrigir.
Você alega que faltam a você mulheres na história da arte para escolher. Entretanto, você deve admitir que Cindy Sherman, Agnes Martin, Louise Bourgeois and Artemisia Gentileschi não são exatamente artistas obscuras. Elas, é claro, foram adicionadas a nossa lista. Para ilustrar nosso trabalho, nós decidimos introduzir todas as capas dos livros faltantes em uma instalação, onde todos os artistas são apresentados com uma capa brilhante, ambos publicados e não publicados, ambos homens e mulheres, alguns não publicados e ainda não escritos. Agora nós esperamos pela sua expertise para preencher as paginas em branco com conteúdo. Em estreita comunicação com artistas, acadêmicos, historiadores da arte, críticos da arte e livreiros, a série Basic Art está agora verificada quanto a erros e nós pelo presente enviamos a lista de volta a você para sua correção.
Na esperança de uma future colaboração.
Sinceramente,
Ditte Ejlerskov & EvaMarie Lindahl
MAGDALENA ABAKANOWICZ
MARINA ABRAMOVIC
CARLA ACCARDI
ANNI ALBERS
SOFONISBA ANGUISSOLA
DIANE ARBUS
MARIE BASHKIRTSEFF
MARY BEALE
CECILIA BEAUX
VANESSA BELL
ROSA BONHEUR
LOUISE BOURGEOIS
ROMAINE BROOKS
ROSALBA CARRIERA
MARY CASSATT
ÉLISABETH SOPHIE CHÉRON
JUDY CHICAGO
CAMILLE CLAUDEL
EVELYN DE MORGAN
NIKI DE SAINT PHALLE
SONIA DELAUNAY
ALEXANDRA EXTER
LAVINIA FONTANA
HELEN FRANKENTHALER
ARTEMISIA GENTILESCHI
MARGUERITE GÉRARD
MADGE GILL
NATALIA GONCHAROVA
EVA GONZALÈS
HELEN FRANCES GREGOR
ELLEN DAY HALE
BARBARA HEPWORTH
EVA HESSE
JENNY HOLZER
HANNAH HÖCH
GWEN JOHN
ANGELICA KAUFFMAN
MARY KELLY
HILMA AF KLINT
ANNA ELIZABETH KLUMPKE
LAURA KNIGHT
KATARZYNA KOBRO
LEE KRASNER
BARBARA KRUGER
ADÉLAÏDE LABILLE-GUIARD
GIULIA LAMA
LOTTE LASERSTEIN
MARIE LAURENCIN
NADIA KHODASEVICH-LEGER
JUDITH LEYSTER
BARBARA LONGHI
DORA MAAR
AGNES MARTIN
ANA MENDIETA MARIA
SIBYLLA MERIAN
PAULA MODERSOHN-BECKER
LOUISE MOILLON
BERTHE MORISOT
KATHLEEN MUNN
GABRIELE MÜNTER
ALICE NEEL
PLAUTILLA NELLI
LOUISE NEVELSON
YOKO ONO
MERET OPPENHEIM
MARTA PAN
LILLA CABOT PERRY
LYUBOV POPOVA
PAULA REGO
GERMAINE RICHIER
BRIDGET RILEY
MARIETTA ROBUSTI
MARTHA ROSLER
OLGA ROZANOVA
RACHEL RUYSCH
HANNAH RYGGEN
CAROLEE SCHNEEMANN
ZINAIDA SEREBRIAKOVA
CINDY SHERMAN
ELISABETTA SIRANI
SYLVIA SLEIGH LILLY
MARTIN SPENCER
VARVARA STEPANOVA
GUNTA STÖLZL
SOPHIE TAEUBER-ARP
DOROTHEA TANNING
ALMA THOMAS
NADEZHDA UDALTSOVA
SUZANNE VALADON
ANNE VALLAYER-COSTER
LOUISE É. VIGÉE LE BRUN
CHARMION VON WIEGAND
HANNAH WILKE
Bibliografia/Links:
“About the Blank Pages” in Ditte Ejlerskov, [Online]. Consultado em 23/09/2019.
http://www.ditteejlerskov.com/About%2520The%2520Blank%2520Pages.html
“About the Blank Pages” in EvaMarie Lindahl, [Online]. Consultado em 23/09/2019.
https://www.evamarielindahl.com/about-the-blank-pages/
“About: The Blank Pages” in Kvinnohistoriskt Museum, [Online]. Consultado em 23/09/2019.
https://www.kvinnohistoriskt.se/4.1ba1eb9814afeb38cc9c733.html
“Histórias Feministas” in MASP, [Online]. Consultado em 23/09/2019.
https://masp.org.br/exposicoes/historias-feministas
Fontes das imagens:
http://www.ditteejlerskov.com/About%2520The%2520Blank%2520Pages.html
https://www.kvinnohistoriskt.se/4.1ba1eb9814afeb38cc9c733.html
https://www.evamarielindahl.com/about-the-blank-pages/
Comprando qualquer produto na Amazon através desse link, você ajuda a manter o Artrianon e não paga nada a mais por isso.
Um comentário sobre “OBRA DE ARTE DA SEMANA: ‘About the Blank Pages’ de EvaMarie Lindahl e Ditte Ejlerskov”