Hushahu e a arte indígena contemporânea como alternativa ao eurocentrismo

Enrique Dussel, filósofo argentino e crítico da pós-modernidade, já havia alertado em seus textos sobre os problemas do pensamento eurocêntrico que permeia a atualidade. Para o filósofo, os saberes locais europeus são vistos como universais e é a partir desse prisma que se constrói a ideia de que tudo que vem da Europa é melhor. A ciência desenvolvida pelos europeus é sempre a mais avançada, as cidades são as mais bem estruturadas, os povos são mais civilizados, a educação é a melhor possível. Afinal, todos estes parâmetros atendem a critérios ditos como universais e aplicados ao mundo todo. Com a cultura e as artes não é diferente. La Gioconda de Da Vinci é uma obra prima e Van Gogh é um gênio louco. Ambos são europeus e o Museu do Louvre (que fica na França, ou seja, na Europa) expõe grandes nomes da arte mundial, em sua grande maioria, europeus.

É com base nas críticas de Dussel que trouxemos a arte de Kátia Hushahu. Ela é uma artista que se destaca por fugir de padrões consagrados, como o do homem branco e europeu. Hushahu é mulher, índia e pajé de seu povo, os Ywanawá. Em suas obras, é possível ver o olhar feminino responsável por registrar as memórias culturais de seu povo. A sua produção artística é inspirada em experiências espirituais.

A seguir, podemos ver as pinturas de Hushahu, inspiradas nos sonhos impulsionados pela Rare Muka e pela ayahuaska. Seus trabalhos foram expostos na ¡Mira!, evento dedicado à arte contemporânea indígena no brasil. O projeto é de iniciativa do Centro Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais e apresentou, além de Hushahu, mais de 75 artistas de 30 povos diferentes.

 

Nada convencional. Talvez seria essa a melhor definição para os desenhos de Hushahu.

 

Essa é uma das artes intrigantes de Hushahu.

 

img2
Outra característica marcante são as diversas cores na obra de Hushahu.

 

Você pode ver a exposição completa do ¡Mira! aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s